21 de mar. de 2015

Conte sua História - Wanderlan Ferreira

Os Tartarugas no Pedal tem a honra de apresentar a vocês, uma série de publicações onde os Tartarugas contarão sua história com as suas bikes.

Iremos começar contando hoje a história de Wanderlan Luís Ferreira, que é Tartaruga desde 2013.

 


Nome: Wanderlan Luís Ferreira
Profissão: Farmacêutico
Idade: 48 anos



A euforia foi grande! Lembro quando ganhei a minha monareta quando ainda criança. A necessidade de dividir a bike com dois irmãos mais velhos, não diminuía em nada a expectativa de me divertir pedalando. Quantas lembranças boas aquela bicicleta deixou! Ia dormir pensando como seria no outro dia. Quais seriam as próximas aventuras que ela iria me proporcionar?

É a mesma euforia que tenho pedalando hoje em dia! Que poder é este que a bike possui de nos deixar eufóricos, ansiosos, aflitos, coração acelerado? Trilha marcada, pedal combinado... Pronto, se vire pra segurar a expectativa. Dê o seu jeito para reduzir os batimentos cardíacos e esperar chegar o momento de ir pedalar…

Talvez seja porque a bike nos remete à infância, à nossa meninice. Talvez seja porque ela nos leva à lugares que dificilmente iríamos sem ela. Quantas paisagens, quantos córregos, riachos, lagoas, represas... E o cheiro de Mato? Indescritível! Mato seco, Mato molhado… Trilha, "single track", estradão, asfalto... Vento, poeira, ardor na garganta e no nariz... , Chuva, lama na cara, na cabeça, no corpo todo, ... e a ALMA LAVADA e super feliz!

Talvez seja porque ela faz com que o nosso cérebro aumente a produção e a liberação de umas tais de adrenalina, noradrenalina, serotonina , dopamina, endorfina, entre outras. Assim faz com que tenhamos mais disposição física e mental, emoção, euforia, alegria, sensação de bem estar, bom humor, redução do estresse e da ansiedade. O que nos leva ao efeito colateral de querer pedalar sempre, pois a falta do pedal, nos levará à tristeza, angústia e mau humor na certa. Estes dias minha bike me confessou ao pé do ouvido, que fica muito triste quando não está em movimento, que não foi feita pra ficar parada. . De fato ela detesta q ficar lá no cantinho dela!

Talvez seja porque a bike nos proporciona readquirir e manter uma boa saúde, melhorar a flexibilidade, a elasticidade, o condicionamento físico, queimar calorias nos ajudando a perder peso. É uma das atividades físicas aeróbicas que mais queima calorias. Eu mesmo perdi 19 kg depois que comecei a pedalar. E o mais importante: Não engordei mais!!

Talvez seja porque a bike nos proporciona conhecer pessoas, fazer e vivenciar a amizade! Ah, as pessoas que conheci nos pedais... Quantos amigos conquistei...Quantos momentos alegres, divertidos, felizes, quantas risadas... Quantos ensinamentos, lições com cada um dos pedalantes que convivo. Aprendemos até com aqueles que nunca vimos antes e apenas passamos um pelo outro sem falar nada. Acolhida, atenção, entendimento, negociação, tomada de decisões, respeito, solidariedade, cuidado um com o outro e com o meio ambiente, são alguns dos exemplos dos ensinamentos vivenciados hoje no dia a dia. Sou eternamente grato a cada uma das pessoas que me fizeram e me fazem companhia nos pedais.

Tenho que fazer um agradecimento mais que especial à minha amada esposa e aos meus filhos tão queridos pelo apoio que sempre me deram. Eles são a minha sustentação, o meu alicerce, o meu porto seguro. Se estão bem, estou bem. Se estão felizes, estou feliz! Às vezes ficam bravos comigo por causa das minhas ausências nas manhãs de domingo, mas com negociação e diálogo chegamos sempre em um entendimento. Sabem o real significado destes pedais pra minha, pra nossa vida! Muito obrigado por tudo! Amo muito vocês! Agradeço também a todos que de uma maneira ou de outra me estimularam ou ainda me estimulam a pedalar, seja através de uma palavra ou de um sorriso.

Planos pro futuro? Quando estamos terminando um pedal, por mais cansativo e sofrido que tenha sido, pensamos e planejamos o próximo. Então, peço a Deus que me dê saúde para que eu possa continuar pedalando por este cerradão maravilhoso!

Wanderlan Luís Ferreira
20/03/2015




Você também quer deixar sua história registrada? Então nos mande sua história para postarmos aqui no blog. tartarugasnopedal@hotmail.com -> com o Título: Conte sua História


4 comentários:

  1. Grande Wanderlan, mais conhecido no grupo como Wandeco, parabéns pela sua historia de determinação, superação,princípio e valores que vc preza muito no seu dia a dia, gosto de ver isso na sua pessoa, eu já com quase 4 anos de convivência com vc na liderança do grupo tartarugas no pedal, do qual aprendi a gostar e fazer parte dessa família tão importante na vida daqueles que gosta desse exporte chamado ciclismo. Parabéns pela sua história.

    ResponderExcluir
  2. Um dia vou aprender andar de bicicleta pra sentir tudo isso que você falou. Se te faz tão bem, não pare, mas sempre negocie com a família, pois como disse, são seus incentivadores,mas gostam muito da sua presença com eles. Um abraço e muitas pedaladas de felicidade 🚴🏾‍♂️🚴🏾‍♂️🚴🏾‍♂️👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua garra, eu admiro muito e sei que adora essa adorável bik.E saudável e prazeroso, gosto muito de exercitar ,por isso compreendo sua paixao.Deus esteja com você onde estiver.Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wanderlan,meu querido irmão, vc.e o meu exemplo. Que Deus lhe dê muita saúde pra vc.continuar a pedalar por muito tempo.

    ResponderExcluir